Zoonoses de Votorantim faz mapa do índice de larvas do Aedes aegypti

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/01/2019

A Secretaria da Saúde de Votorantim, por meio da Zoonoses, iniciou nesta semana a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano.
O último levantamento realizado na cidade foi em outubro do ano passado e o índice foi de 1,83.
Para o secretário da Saúde, Junior Silveira, o mapeamento norteia as ações a serem adotadas nas regiões apontadas com maior número de larvas. “Independentemente do resultado do levantamento, desenvolvemos um trabalho constante de casa a casa, com orientação aos moradores para combater os criadouros”, ressalta.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, serão percorridos cerca de 602 imóveis de 118 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.
O Ministério da Saúde preconiza que, se a ADL estiver entre 1 e 3,9, já coloca o município em situação de alerta e, superior a 4,0, com risco de epidemia.
A ADL complementa as ações que já são desenvolvidas, como a visita de porta em porta e o trabalho de pesquisa de pontos estratégicos, com a pulverização de inseticida quando necessário. Conforme explica Kátia Regina de Oliveira, durante as visitas nas casas, são encontrados muitos pontos que podem acumular água e por isso a atenção deve ser redobrada.
Os agentes percorrem diariamente as residências atrás de possíveis criadouros, onde possam ser encontrados água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, entre outros.
Além disso, acontecem semanalmente as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.
A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Com informações da Secom Votorantim


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo