Medidas protetivas concedidas às mulheres aumentam 60% em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/03/2019
O juiz responsável pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar em Sorocaba, o Hugo Maranzano revelou em entrevista ao Jornal da Cruzeiro nesta quarta-feira (27) que no mês de fevereiro houve um aumento no número de pedidos de medidas protetivas concedidas às mulheres vítimas de violência na cidade.
Nos meses anteriores, a média mensal era de 45 solicitações ao longo de 2018, enquanto que no mês passado as medidas subiram para 75 (aumento de 60%).
Segundo o magistrado, alguns fatores explicam esta situação: as mulheres que estão buscando mais auxílio na rede de apoio instalada na cidade quando querem deixar o ciclo de agressões sofridas e registram a denúncia da violência doméstica.
Outro fato que influencia os números é o funcionamento do plantão 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher em Sorocaba que teve o novo horário implantado há quase dois meses.
O juiz ainda cita a eficiência do Botão do Pânico, aplicativo de celular ligado à Central da Guarda Civil Municipal que manda viaturas ao local em que a mulher estiver sendo ameaçada pelo ex-companheiro ou até pelos filhos ou netos que não podem se aproximar da vítima com esta determinação do Judiciário.
O Dr. Hugo Maranzano ainda disse que houve um aumento no número das prisões em flagrante de quem descumpre a medida protetiva.
Ouça a entrevista completa!