'Dia D' de combate à dengue será no sábado (27); Sorocaba já vive nova epidemia

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/04/2019

No próximo sábado ( 27) será realizado o 2º ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti, das 9h às 13h, com ajuda das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Sorocaba vive um momento epidêmico com o crescimento de casos de dengue na cidade. No boletim divulgado ontem (25), a Secretaria de Saúde anunciou que são 350 casos confirmados, especialmente na Zona Norte, nos bairros Nova Sorocaba, Maria Eugênia e Éden.
A introdução de um novo sorotipo de dengue, DENV2, seria um dos motivos para o aumento da circulação do vírus na cidade. Conforme explica a coordenadora, existem quatro sorotipos, mas o DENV2 não era comum no município. Portanto, a população ainda não era imune a ele.
Por meio de um exame de isolamento viral, a Vigilância detectou que, de 20 amostras, 18 casos foram confirmados como DENV2. Nenhum óbito foi registrado por dengue em Sorocaba em 2019.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a expectativa é de que o número de novos casos diminua nos próximos dias, com a aproximação do período mais frio, que é menos propenso à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Dos 350 casos confirmados, 310 são autóctones, 37 importados e 3 com local provável de infecção indeterminado.
A titular da Secretaria de Saúde de Sorocaba, Marina Elaine Pereira, faz um apelo para que as famílias vistoriem suas casas em busca de criadouros do mosquito transmissor semanalmente. Para a secretária , além das ações municipais, é necessário o auxílio da população o ano todo, não somente na época das campanhas. “Temos que falar rotineiramente [sobre a dengue], para que todos juntos possamos vencer essa batalha contra o mosquito”, diz.
Com informações da Secom Sorocaba e Jornal Cruzeiro do Sul


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo