Lippi detalha pontos nova Previdência e revela bastidores dos debates na Câmara
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/07/2019
O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) esteve hoje (15) no Jornal da Cruzeiro e falou sobre os bastidores das discussões a respeito da reforma da Previdência.
Ele disse, que assim como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ficou emocionado com a aprovação do texto em 1.º turno.
O deputado revelou que dentro das discussões passou por um dos momentos mais difíceis desde que ele chegou à Câmara.
Ele explicou que havia uma proposta no relatório do deputado Samuel Moreira que previa a retirada de recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que hoje 40% vão para o BNDES, que depois retorna com juros ao fundo. Estas verbas do FAT ajudam a financiar as empresas e investimentos no Brasil no valor de R$ 20 bilhões ao ano que tem ajudado, por exemplo, a Embraer, indústrias de energia eólica e solar e cooperativas.
Segundo Lippi, a decisão de retirar a verba do FAT já estava tomada e tinha o apoio de muitos deputados. Ele foi alertado de que a falta destes recursos poderia trazer problemas para vários setores produtivos e diante disse conseguiu convencer que as verbas do fundo fossem mantidas, assim como os empregos gerados pelos setores contemplados.
O parlamentar falou ainda sobre ao fato da nova Previdência mexer com a vida das pessoas, com a expectativa dos brasileiros em chegar à aposentadoria.
Lippi disse que a reforma era inevitável para garantir que todos possam ter o direito de se aposentar no futuro, reduzindo também o déficit da Previdência, equilibrando as contas públicas e diminuindo as desigualdades quanto aos valores dos benefícios. Além disso, a aprovação do texto dará segurança ao mercado, aos investidores e assim o ambiente ficará mais favorável para o aumento da geração de empregos.
O deputado ainda respondeu aos ouvintes do Jornal da Cruzeiro falando de mudança pontuais no texto da reforma da Previdência que foi aprovado, como a pensão por morte e a idade mínima, além do próximo projeto que será discutido na Câmara dos Deputados que é a reforma tributária.
Ouça a entrevista!