Testes no Julho Amarelo confirmaram 29 casos de hepatite
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/08/2019
A Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, realizou durante o mês de julho, a campanha “Julho Amarelo” e um total de 2.233 testes de hepatites foram efetuados e 29 foram positivos para hepatite C.
Em comparação ao ano passado, houve um aumento em 73,5% no número de exames. No ano de 2018 foram realizados 1.287 testes.
Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o enfoque da campanha neste ano foi ofertar o exame da Hepatite C para as pessoas que ainda não tinham se testado, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção foi levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano”, explica Helena.
Helena também conta que as atividades não ficaram limitadas dentro das unidades e que houve atividades territoriais externas em prol da população, inclusive com a ajuda dos residentes da saúde. “Realizamos duas ações no Poupatempo, além de ações em penitenciárias, clínicas de recuperação de dependentes químicos, bares, mercados e no Aerofest”, pontua.
As pessoas que não conseguiram fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
Com informações da Secom Sorocaba