SAMU atendeu mais de 100 mil ligações em 2019

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/09/2019

A Central de Regulação de Urgência do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebeu 102.359 ligações de ocorrências da cidade de Sorocaba, de janeiro até o dia 11 de setembro deste ano. Durante todo o ano de 2018 foram realizadas 163.417 chamadas para o SAMU.

Dentre todas as ligações, as que têm maior frequência são as relatando acidentes ocasionados por colisão de carro ou moto, com vítimas. Os acidentes domésticos, recorrentes entre idosos e crianças, também motivam muitas ligações para o SAMU.

O SAMU é destinado a prestar assistência qualificada em casos de urgência e emergência. Ocorrências como acidentes de trânsito com vítimas, problemas cardíacos, intoxicação, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), incidentes com produtos perigosos, ou seja, situações que precisam ser resolvidas de maneira imediata têm atendimento pelo Serviço.

Ao ligar para o Samu, os usuários são atendidos pelo técnico auxiliar de regulação médica (tarm), que começa o socorro fazendo algumas perguntas a quem está do outro ladro da linha com o intuito de otimizar o atendimento, registrar dados da ocorrência e entender o motivo da solicitação.

As ocorrências são acompanhadas por um médico regulador do SAMU, responsável e capacitado para avaliar a solicitação. É ele quem avalia as ligações por motivos de doenças ou traumas que necessitam do atendimento móvel, de quem entra em contato pelos números 190, 192 e 193.

A partir disso, o profissional dará resposta ao atendimento, que vai desde uma orientação médica por telefone, até o envio de unidade de transporte (SAMA), Suporte Básico (BETA), Avançado (ALFA), Unidade de Resgate dos Bombeiros (UR) ou GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), dependendo da gravidade de cada caso.

Segundo a médica e coordenadora do SAMU, Kátia Kaam, o médico regulador é o principal profissional para ajudar no atendimento pré-hospitalar.

Ele analisa a gravidade de cada caso, envia todos os recursos necessários para o atendimento e ajuda a monitorar e orientar o atendimento. “Em alguns casos, o médico presta orientações indicando o que o usuário deve fazer naquela situação de urgência. Um desengasgo, início de compressão torácica em paradas cardiopulmonares podem ser controlados até que a ambulância chegue. Assim como uma contenção de sangramento, indicação de qual unidade de saúde procurar para cada caso, ou a forma de posicionar uma pessoa que está passando mal”, ressalta.

Orientação para combater trotes

Outra orientação importante é que crianças não façam ligações para o serviço. No entanto, numa situação de extrema necessidade, isso pode acontecer. Caso isso ocorra, a criança precisa informar de imediato que está sozinha, e que aquilo não é uma brincadeira ou um trote, e ajudar respondendo corretamente tudo que for questionado. É uma situação delicada, mas o serviço faz de tudo para contribuir para que nenhum paciente sofra por falta de assistência, tendo um serviço eficiente e de qualidade.

Número de funcionários e ambulâncias

O SAMU possui 122 funcionários que atuam noite e dia na cidade: São três rádios operadores, 19 telefonistas, 30 condutores, 30 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros e 28 médicos que compõe o time de profissionais. O departamento possui uma base das ambulâncias que situada na UPH Zona Norte e a Central de Regulação de Urgência que fica no prédio municipal que abriga a unidade do Corpo de Bombeiros no bairro do Éden.

Atualmente, Sorocaba conta com um total de 12 viaturas do SAMU, sendo sete unidades em uso (duas alfas e cinco betas) e cinco como reserva técnica. As alfas contam com médico, enfermeiro e condutor, já as betas contam com condutor e auxiliar/técnico de enfermagem.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos


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