Secretário da Saúde revela que pasta tem a pior situação financeira vista por ele em 35 anos de carreira
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/10/2019
O Secretário Municipal de Saúde, Ademir Watanabe participou hoje (2) do Jornal da Cruzeiro e disse que em em 35 anos de serviço público, esse é o pior momento enfrentado pela pasta na questão financeira.
Segundo ele, a secretaria enfrenta uma situação extremamente delicada, o que impede que a pasta consiga avançar em algumas ações.
Ele citou que a cidade está em um cenário de epidemia de dengue e haverá um aumento no número de agentes para combater a proliferação dos casos e as pessoas precisam cuidar de suas casas para evitar que o mosquito da dengue se reproduza.
Watanabe ainda falou da situação dos casos de sarampo em Sorocaba, que tem registrado o aumento de diagnósticos semana a semana, além das vacinas que estão em falta nas UBSs e das que já estão em estoque.
Durante a entrevista, o secretário ouviu o áudio de um pronunciamento do vereador Hudson Pessini (MDB) que na tribuna da Câmara Municipal de Sorocaba falou que 44% do orçamento de Sorocaba está destinado para a Saúde e mesmo assim não há um centavo para a pasta até o fim do ano. O parlamentar disse que há quadrilhas na secretaria e que a CPI vai atuar junto com a Polícia Civil e com o Gaeco e por isso o desvio de verbas para contratos, pode render a prisão de muitas pessoas.
Watanabe disse que todos os contratos da pasta estão sendo revistos, sem exceção, e que a apuração dos vereadores poderá apontar se há algum tipo de irregularidades.
Sobre os repasses de recursos que estão atrasados para os hospitais como a Santa Casa, Gpaci e o BOS, o secretário disse que ainda há pendências e que aos poucos as dívidas serão sanadas assim que entrar o dinheiro no caixa.
Ouça a entrevista!