Conviva SP vai combater violência nas escolas estaduais

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/10/2019

om a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário e acolhedor, a Secretaria Estadual da Educação lança o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva SP.
Desenvolvido com apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), o programa é uma ampliação do Sistema de Proteção Escolar (SPEC) em vigor desde 2009.
Entre outras ações, o programa visa identificar a vulnerabilidade de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE). Ao garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, a Seduc espera elevar os índices de aprendizagem dos alunos.
Para identificar a vulnerabilidade de cada escola, a Seduc vai disponibilizar entre os dias 5 e 14 de novembro um questionário online sobre o clima escolar que deverá ser respondido por todos os alunos, professores e diretores da rede estadual.
As perguntas são adequadas a cada público, mas os questionários são baseados em três pilares: relações sociais e conflitos na escola; regras, sanções e segurança; e situações de intimidação entre os alunos.
O diagnóstico de cada escola será estruturado pela Seduc a partir dos resultados dos questionários e devolvidos às unidades ainda no mês de dezembro. Os dados vão gerar insumos para que as escolas desenvolvam e discutam a implementação do MMCE durante o planejamento escolar do ano letivo de 2020.
Histórico de ocorrências do aluno
O Conviva SP também prevê a criação de uma plataforma para integrar o histórico de ocorrências cada estudante da rede estadual. As escolas devem registrar todas as ocorrências via sistema. Com isso, a Seduc espera que aumente o número de notificações no ambiente escolar, já que haverá um controle maior.
Com informações da Secretaria Estadual da Educação 
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo