Eleições 2020: Advogado explica principais novidades na Lei Eleitoral
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/10/2019
O advogado e especialista em Direito Eleitoral, Rodrigo Gomes Monteiro, comentou nesta sexta-feira (25) sobre as expectativas legais para as eleições em 2020.
Em março do ano que vem acontece a janela partidária, na qual os políticos que já ocupam cargos eletivos poderão mudar de siglas.
A mudança mais significativa para o ano que vem será fim da coligação proporcional para a eleição de vereador, os partidos não poderão se unir com o objetivo de reduzir impacto dos puxadores de voto e somar o dinheiro do Fundo Partidário e do tempo da propaganda na TV e no rádio.
O advogado defende que a eleição para vereador seja feito com o voto distrital, ou seja, cada região ou bairro poderá eleger seu representante para a Câmara Municipal como forma dos eleitores ficarem cada vez mais perto dos seus eleitos.
O entrevistado também falou sobre a preocupação da Justiça Eleitoral com as fake news e com o impulsionamento das propagandas dos candidatos nas redes sociais.
A outra questão são os pré-candidatos que já estão se posicionando sobre suas intenções e isso pode render multa e punições.
Ouça a entrevista!