Bolsonaro lamenta vitória de Fernández e diz que não vai cumprimentá-lo
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/10/2019
O presidente Jair Bolsonaro lamentou o resultado da eleição na Argentina. Ele disse que não vai cumprimentar o peronista Alberto Fernández, eleito em 1º turno ontem (27). “Lamento. Não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal”, disse Bolsonaro em Abu Dhabi hoje (28)
Neste domingo, Fernández postou uma mensagem para parabenizar e pedir a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que completou 74 anos. Ele também posou para uma foto com seus apoiadores exibindo com as mãos o símbolo de “Lula livre”.
A atuação política da chapa mais à esquerda gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o qual considerou que a vitória de Fernández pode colocar em risco o Mercosul.
Em viagem oficial ao Japão, na semana passada, Bolsonaro, disse que a volta ao poder da
“turma do Foro de São Paulo” – associação política de partidos de centro e esquerda na América Latina – poderia abalar os negócios entre os países da América do Sul.
Fernández, ao longo da campanha e em entrevistas à imprensa argentina rebateu Bolsonaro e o classificou como “um racista, um misógino e um violento que é a favor da tortura”.
Edição – Alessandra Santos