Poupatempo inicia entrega de kits para doação de mechas de cabelo

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/11/2019

O cidadão que deseja doar suas mechas de cabelos para confeccionar perucas para mulheres em tratamento de câncer, já pode retirar os kits de doação nos cinco postos do Poupatempo da capital paulista: Sé, Lapa, Santo Amaro, Cidade Ademar e Itaquera. As doações serão destinadas a pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
A ação é uma parceria com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e faz parte do encerramento das comemorações do “Outubro Rosa”, campanha de conscientização que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
O kit conta com orientações de como a pessoa interessada deve proceder em todas as etapas do processo, do corte até a entrega das mechas nos postos do Poupatempo.
Para o Diretor Administrativo-Financeiro da Prodesp, Murilo Macedo, o atendimento humanizado aos cidadãos e a dedicação dos colaboradores do Poupatempo tornaram o programa do Governo de São Paulo um dos principais parceiros do Fussp na arrecadação de mechas.
“Esse movimento de arrecadação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer é um belo gesto de amor e carinho para estimular a solidariedade e aumentar a autoestima de quem precisa”, afirma Macedo.
Nos 13 postos localizados em municípios da Região Metropolitana de São Paulo: Carapicuíba, Caieiras, Cotia, Diadema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra, o material passará a ser entregue na sexta-feira (1/11).
Já nas demais unidades do Estado, em 53 cidades do interior (inclusive em Sorocaba) e litoral, o kit estará disponível a partir da segunda quinzena de novembro
Para ser doador e colaborar com essa ação de generosidade e amor é muito simples. E o melhor, não importa o tipo de cabelo. Pode ser encaracolado, liso, crespo, loiro, preto, ruivo, grisalho, com ou sem química. E os homens também podem participar dessa campanha.
Antes de fazer a doação é necessário seguir algumas recomendações. A primeira delas é que o cabelo precisa estar lavado e totalmente seco. Outra dica é prender os fios com um elástico antes do corte para ajudar a demarcar o tamanho. Só serão aceitas mechas com comprimento mínimo de 15 cm.
Após o corte, basta colocar a mecha no saco plástico do kit, preencher a etiqueta de identificação com os dados cadastrais e entregar no Poupatempo.
Todo o material arrecadado será encaminhado ao Fundo Social para ser transformado em perucas. Antes de serem doadas e implantadas nas pacientes, as mechas são devidamente tratadas e transformadas pelos cabeleireiros e auxiliares da Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar do Fussp. A ideia é fazer com que elas tenham as mesmas características do cabelo natural das pacientes.
Nos últimos três anos a Prodesp e o Poupatempo arrecadaram mais de três mil mechas de cabelo para doações ao Fussp.
Com informações da Assessoria de Comunicação – Prodesp
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo