Sorocaba adota rodízio e população ficará 13 horas sem água a cada 4 dias
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 04/11/2019
A Prefeitura de Sorocaba anunciou rodízio de água a partir de quarta-feira (6). Por dia, essa medida afetará 150 bairros da cidade, que ficarão 13 horas sem abastecimento. A paralisação no abastecimento será mantida até que haja melhora ou normalização no nível das represas.
As causas da medida anunciada nesta segunda-feira (4) em entrevista coletiva com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho e o diretor geral do Saae, Mauri Pongitor, são a falta de chuvas consistentes na cidade – que já dura mais de três meses; a situação dos mananciais que abastecem a cidade de água bruta, Ipaneminha já está praticamente esgotado e outros dois estão em situação dramática (Ferraz e Castelinho); o consumo excessivo pela população, em razão do forte calor registrado na cidade nas últimas semanas.
Pelo calendário montado pelo SAAE, terão o abastecimento interrompido a partir das 17h desta quarta-feira (6) e até às 6h da quinta-feira (7), os bairros abastecidos pelos Centros de Distribuição da Parada do Alto e Vila Haro, Central Parque, ETA Rede 06, Barão, Terra Vermelha e Novo Éden. A relação dos bairros que são abastecidos por esses Centros de Distribuição está disponível nos sites da Prefeitura e do SAAE.
O calendário de interrupções programados está disponível nos portais da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br) e do SAAE (www.saaesorocaba.com.br). Toda segunda-feira será feita a avaliação da situação e apresentado o novo calendário que vai vigorar a partir da quarta-feira seguinte.
No período de vigência dessa situação, o SAAE manterá um esquema especial com caminhões-pipa para o atendimento emergencial de unidades de saúde do município, hospitais, creches, escolas e unidades prisionais.
A programação de corte no abastecimento está no quadro abaixo.
Ouça os detalhes sobre o anúncio do rodízio com o repórter Caio Rossini.