Mutirão de Renegociação do Procon Sorocaba resulta em 190 acordos; ouça entrevista!
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/12/2019
O superintendente do Procon de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Júnior, esteve no Jornal da Cruzeiro desta segunda-feira (9) e fez um balanço do segundo mutirão de renegociação de dívidas, do período da Black Friday e fala sobre os cuidados que o consumidor deve ter durante a época de Natal.
Sobre a Black Friday, ele citou que as ações do órgão começaram fiscalizando o comércio físico e virtual antes da Black Friday e houve uma variação de descontos de 10 a 35% e houve poucas notificações de irregularidades dentro do volume fiscalizado.
Do total de estabelecimentos fiscalizados, três foram autuados por deixar de informar o preço para pagamento à vista e ofertar produtos com desconto sem, no entanto, informar os valores já calculados, o que configura inadequação de informação de preço.
Também foram notificadas duas redes de fast food sobre a oferta de descontos por meio de um aplicativo e a promoção não ficou disponível ao longo do dia da promoção.
Sobre as compras para o Natal, Rocco afirmou que os agentes do Procon já estão nas ruas orientando os comerciantes a respeito da colocação dos preços, descontos e parcelamento que devem estar visíveis e claros ao cliente.
O Procon Sorocaba fez na semana passada o 2.º Mutirão de Renegociação de Dívidas, e o superintendente do órgão fez um balanço da atividade que deve ter outras edições em 2020. Foram 190 acordos fechados e 100 com potencial para serem resolvidos
Rocco disse que há uma proposta na Câmara dos Deputados para que os Procons possam atuar mais diretamente no caso de consumidores superindividados, como uma espécie de um órgão de recuperação judicial como acontece com as pessoas jurídicas, reforçando também a mudança de hábitos dos brasileiros em relação ao consumo e seus gastos.
Ouça a entrevista!