Após polêmica com ambulante, secretário diz que GCM poderá gravar imagens das ações

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/12/2019

No Jornal da Cruzeiro desta terça-feira (10), o secretário municipal da Segurança Pública e Defesa Civil de Sorocaba, Marcos Mariano falou sobre o caso que envolveu a abordagem dos guardas civis municipais a uma ambulante no último sábado (7), no Centro de Sorocaba.
O momento em que a mulher foi detida por desacato foi gravado por populares e as imagens foram colocadas nas redes sociais e o caso gerou grande repercussão.
A prefeita Jaqueline Coutinho determinou que a Corregedoria da Prefeitura de Sorocaba investigue se houve excessos dos GCMs no momento da prisão da ambulante.
O secretário afirmou que os guardas que a mulher ofendeu os guardas civis, após ser informada de que teria seus produtos apreendidos por não ter a inscrição na Prefeitura que permita a atividade pelas ruas.
Mariano afirmou que os GCMs apreenderam os produtos e deram voz de prisão à mulher por desobediência e para isso tiveram que usar a força. Ela foi autuada na delegacia por desobediência e desacato, segundo Mariano.
O titular da pasta disse que o vídeo veículo nas redes sociais mostram frações de imagens e não exibem toda a ocorrência.
Por isso, os GCMs já foram orientados a gravar as imagens das ações deste tipo para mostrarem a ocorrência como um todo e não apenas trechos.
De acordo com Mariano, a ambulante já é conhecida pelos guardas e pelos fiscais da Prefeitura por ter a prática de ofender os servidores em pelo menos outras duas oportunidades.

O secretário municipal da Segurança Pública e Defesa Civil de Sorocaba, Marcos Mariano falou sobre o caso que envolveu a abordagem dos guardas civis municipais a uma ambulante


Uma lei municipal de 2014 autorizou o comércio ambulante de Sorocaba, desde que as pessoas façam o cadastro na Prefeitura.
Mas há os ambulantes clandestinos e a GCM já tem a informação de que há inclusive, além da venda de cigarros falsificados, o tráfico de drogas por parte de algumas pessoas no Centro de Sorocaba e que se passam por vendedores ambulantes.
Ele explicou que comerciantes do Centro tem receio da forma como se comportam estas pessoas, principalmente durante as ações de fiscalização.
Os guardas que estavam na ocorrência são experientes, com mais de 20 anos de carreira e conforme explicou o secretário, não há fato que determine o afastamento dos guardas nas ruas e que eles continuam trabalhando normalmente.
Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo