Prefeitura de Sorocaba terá ponto facultativo às vésperas do Natal e Ano Novo

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/12/2019

A prefeita Jaqueline Coutinho determinou que os dias 23 e 24, 30 e 31 de dezembro sejam computados enquanto ponto facultativo no calendário funcional da Prefeitura de Sorocaba. A partir disso, os servidores públicos que atuam no Paço Municipal, escolas e creches; Unidades Básicas de Saúde (UBSs), secretarias descentralizadas, Procon e outros setores que atendem ao cidadão fora da Prefeitura param na tarde e noite das sextas-feiras 20 e 27 para retomar o funcionamento nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro de 2020, respectivamente.
De acordo com o titular da pasta de Recursos Humanos, José Carlos Cuervo Junior, a decisão pelo ponto facultativo se deu, principalmente, pelo aspecto da economia. Mesmo sem mensurar, Cuervo Junior garante que a parada nos serviços administrativos vai se traduzir em economia para a municipalidade.
A Prefeitura deixará de gastar com consumo de água; energia elétrica, de combustível e alimentação, por exemplo. “Não obstante, também a questão da efetividade no atendimento e na resolução de muita coisa fica comprometida, já que a Câmara Municipal, assim como o Judiciário, estão em recesso”, explicou comentando sobre ações e processos que dependem destes órgãos e que não avançam diante do período em que permanecem inoperantes.
Para o titular do RH, o fato de os colaboradores também terem um tempo para resolver suas próprias coisas, auxilia na melhoria do serviço prestado. “Nossos servidores voltam descansados, reenergizados para um novo período”, comentou, lembrando que logo após as festas tudo volta à normalidade.
Essenciais
A situação do atendimento daqueles serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e atendimento em urgência e emergência em saúde, não sofrem qualquer alteração no período dos facultativos.
Assim, além do funcionamento habitual dos finais de semana, segunda (23), terça-feira (24) e o próprio dia de Natal (25) contam com o atendimento à população normal, considerando-se a natureza dos serviços prestados. A coleta de lixo cumpre agenda regular nos bairros da cidade, as unidades de Pronto Atendimento (PA´s), Pré-hospitalares (UPH) zonas Norte, Leste e Oeste e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden ficam de portas abertas.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Urbes Trânsito e Transportes funcionam em esquema de plantão atendendo, por exemplo, casos de vazamentos de qualquer natureza, desde que em vias (do muro das residências para dentro, a responsabilidade é do morador), ou situações de trânsito e tráfego. O acesso é realizado pelos telefones 0800-770-1195, do Saae, e 118, da Urbes.
Lixo no lixo
Apesar de a maioria dos bairros contar com a conteinerização na coleta de lixo, é importante que o cidadão coopere no que diz respeito ao acondicionamento de lixo no pós festa. Nos dias em que sucedem ao Natal e Ano Novo, geralmente, a produção de material orgânico aumenta muito e, se não embalado devidamente, ou se for colocado em contêineres cheios, cujas tampas não possam ser fechadas, pode atrair cães e gatos. O resultado é desastroso, com sujeira espalhada por calçadas e nas vias.
O ideal é que a população coopere disponibilizando o material apenas na hora costumeira da coleta (que varia de bairro para bairro). Material inorgânico ou reciclável pode ser colocado para fora, à disposição daqueles dos coletores que reciclam desde que limpos para evitar a mesma situação com animais, que são atraídos por resíduos e cheiros.
É importante lembrar que no Natal e no Ano Novo não haverá coleta nas localidades por onde os caminhões passam às segundas, quartas e sextas-feiras. A atitude de separar o lixo e aguardar o tempo certo para expô-lo, mesmo onde existem contêineres, é um ato de cidadania e que faz bem à comunidade.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos


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