Com reforço nas equipes de roçagem, secretário espera reduzir mato alto em Sorocaba até fevereiro
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/01/2020
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Tavares de Matos, falou hoje (3) no Jornal da Cruzeiro que com mais equipes de roçagem nas ruas, a previsão é que até o mês de fevereiro a maior parte das áreas com mato alto já terão recebido o serviço e ficarão mais limpas.
Na entrevista, o secretário ouviu alguns áudios de ouvintes que reclamaram da conservação precária em praças, canteiros, parques e áreas públicas do município em diversos pontos da cidade.
O titular da pasta explicou que o maior gasto da secretaria em 2019 foi com os contratos de manutenção paisagística. No total, R$ 10 milhões foram pagos às empresas contratadas, metade do orçamento previsto.
Mota explicou que houve a necessidade de corte nos recursos da pasta para que o governo municipal pudesse honrar com os compromissos na área da saúde, diante da falta de dinheiro no caixa da Prefeitura de Sorocaba.
Com isso, o secretário teve que chamar as empresas contratadas e informar sobre a redução nos serviços e as terceirizadas chegaram a demitir 80 funcionários diante da decisão do corte, no segundo semestre de 2019. Desta forma, a roçagem do mato diminuiu entre agosto e dezembro.
Com a chegada de 2020 e o início de um novo orçamento, o secretário explicou que nesta quinta-feira (2) as empresas com contratos na área paisagística foram chamadas e houve um acerto de que as equipes serão triplicadas para um reforço e uma agilidade maior na limpeza das áreas com mato alto.
A previsão da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização da Sema é atender, no total, 445 espaços públicos de todas as regiões de Sorocaba neste mês de janeiro.
Depois desta primeira ação, a cada três meses o secretário e a prefeita vão se reunir para avaliar o orçamento e direcionar as ações diante do orçamento existente.
O secretário informou ainda que os moradores podem ligar para o 156 e indicar as áreas que estão com mato alto e precisam da roçagem.
Depois de receber as queixas, fiscais da prefeitura vão até o local verificar a situação da área para classificar as prioridades no serviço que é feito por três empresas.
O secretário também falou sobre a desativação do Castramóvel que existia na prefeitura e explicou que agora o serviço feito nos bairros é organizado por uma empresa contratada pelo município, que segundo ele é mais eficiente e econômico do que um sistema próprio da administração municipal.
Sobre o garimpo na área da antiga Saturnia, moradores da região do Cajuru reclamaram no fim do ano sobre muita fumaça vinda do local e o secretário explicou que máquinas foram enviadas ao terreno para que fosse feita a colocação de terra para eliminar a fumaça gerada pela combustão de resíduos.
Ouça a entrevista!