Sorocaba tem 190 casos confirmados de dengue
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/02/2020
A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba confirmou 190 casos de Dengue na cidade, sendo 140 autóctones, 47 casos importados e outros três indeterminados. Outros 76 estão em investigação.
Em relação aos bairros com maior ocorrência de casos, estes estão localizados nas áreas de abrangência das UBSs Rodrigo, Simus, São Bento e Angélica, mas todas as áreas do município apresentaram casos positivos de dengue em 2020. Em um isolamento viral realizado em um dos casos confirmados, sendo isolado o sorotipo DENV2, o mesmo que circulou em 2019.
O boletim epidemiológico ainda mostra que dos 1071 casos notificados, 805 foram descartados.
A orientação é para que todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito, acompanhada
de dores no corpo e dor de cabeça, que procurem imediatamente atendimento médico. Havendo a suspeita da doença o paciente deverá permanecer afastado de suas atividades laborais e escolares até ser descartado a suspeita, por exame específico, ou até a sua recuperação. O tratamento da dengue é repouso, hidratação intensa e medicações para alívio dos sintomas, devendo ser evitado a automedicação que pode agravar o quadro clínico do paciente.
A Prefeitura de Sorocaba, através dos trabalhos dos agentes de zoonoses segue com trabalho de rotina na remoção de criadouros, identificação de casos confirmados e ações de bloqueio ao redor do local de provável de infecção. Toda a rede de saúde pública e privada recebeu capacitação da Vigilância Epidemiológica para a organização do atendimento aos pacientes em momento de epidemia para dengue, sendo o adequado seguimento dos casos suspeitos primordial para evitar óbitos por dengue.
O repórter Caio Rossini conversou com a chefe da divisão de Zoonoses da Prefeitura de Sorocaba, Thais Butti, e você acompanha a entrevista abaixo.