Motoristas têm que mudar hábitos para o trânsito ser mais seguro, diz especialista

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/02/2020

O especialista em trânsito Orlando Salomone foi entrevistado nesta quarta-feira (26) no Jornal da Cruzeiro sobre a educação para o trânsito e a mudança de comportamento e hábitos que os condutores precisam ter para aumentar a segurança nas ruas.
O tema foi abordado para destacar o início da 12ª edição da campanha permanente “Eu sou um Motorista Legal”, desenvolvida pela rádio Cruzeiro FM. As ações começam nesta sexta-feira (28) com a realização da primeira blitz com a distribuição gratuita de kits da iniciativa, que tem um folder com dicas de educação no trânsito e um adesivo para ser colocado no carro.
Salomone, que se dedica à educação no trânsito, falou dessa importante iniciativa da rádio e da necessidade de cada pessoa ser responsável por si e para com os demais no dia a dia do trânsito conturbado das cidades.
Ele falou sobre a postura agressiva que muitos motoristas têm quando estão dirigindo. Para Salomone, a pessoa se sente dentro do carro como se estivesse “vestido de uma armadura” e não será punido pelas infrações e ficará anônimo.

O especialista em trânsito Orlando Salomone fala sobre educação para o trânsito no Jornal da Cruzeiro


O especialista explicou que as pessoas precisam primeiro mudar seus atos, em vez de julgar os motoristas que cometem infrações e criar um comportamento favorável para que o trânsito fique melhor.
Salomone também avaliou as principais queixas dos motoristas em Sorocaba, como por exemplo a falta do uso de seta e a “briga” que o condutor sorocabano trava com o outro para não dar espaço quando um outro carro sinaliza que vai mudar de faixa.
O entrevistado ainda explicou sobre o hábito que muitos têm em andar muito próximo do carro que vai a frente e o tempo de reação para a frenagem é curto demais e pode causar batidas e a maioria dos condutores não se dão conta deste risco.
Outro assunto abordado na entrevista foi a questão das motocicletas com escapamentos adulterados e que são alvo de uma fiscalização mais intensa das autoridades em Sorocaba e a problemática do uso do celular ao volante.
Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo