Hotéis têm o menor índice de ocupação
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/03/2020
Mesmo com a autorização para funcionar após decretos de emergência e de calamidade, os hotéis de Sorocaba vivem momento delicado em meio à pandemia de coronavírus. Estabelecimentos ouvidos pelo Cruzeiro do Sul apontam o menor índice de ocupação da história, chegando a 5%. Muitos estão fechados.
Em um dos estabelecimentos, na zona norte de Sorocaba, a preocupação era evidente. “Estamos às moscas aqui. A situação é bem preocupante. Quem vinha prestar serviço em Sorocaba não está vindo”, avalia o funcionário de uma rede que pediu para não ser identificado.
“O pessoal começou a cancelar tudo. Desde sábado tem sido assim. Recebemos muitas pessoas que estão viajando por empresas, mas essas pessoas, que ficam na cidade de uma dia para o outro, sumiram”, conta um funcionário de outro estabelecimento. Em outro local, com 12 suítes, apenas uma estava ocupada. O hotel foi inaugurado há uma ano.
Ainda na avenida Ipanema, em outro hotel, o estabelecimento está fechado desde sábado (21). “Estamos torcendo para que isso passe logo”, comentou um colaboradores.
Na região central da cidade, a situação também é dramática. “Até semana retrasada, estava lotando. Semana passada foi devagar”, comentou o responsável por reservas de hotel, do centro da cidade, que tem mais de 50 suites. Conforme ele, muitas reservas foram canceladas, especialmente as feitas em sites especializados.
A rede Accor, que tem três hotéis em Sorocaba — Ibis Budget, Ibis Sorocaba e Novotel Sorocaba — fechou temporariamente todas as unidades da cidade após decreto municipal de suspensão de serviços não essenciais.
Ninguém do Sindicato Empregados Comércio Hoteleiros Sorocaba Região (Sinthoressor) foi localizado para comentar a questão. Já o Sindicato dos Hotéis Restaurantes, Bares e Similares Sorocaba (Sinhores) não retornou aos nossos contados.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Setor de Fiscalização, da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), ressaltou na terça-feira (24) que hotéis e motéis podem funcionar normalmente na cidade.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul