Sorocaba confirma mais cinco casos de Coronavírus, totalizando 31 no município
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/04/2020
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, registrou nesta quarta-feira (08), mais cinco novos casos confirmados da COVID-19. Agora já são 31 casos confirmados na cidade, sendo que destes, seis estão internados (sendo quatro em UTI) e 22 já estão recuperados. Até este balanço estão mantidos os três óbitos já registrados na cidade por conta da doença.
Também houve um aumento no número dos casos suspeitos registrados nesta quarta-feira. A cidade passou de 344 para 348 pessoas que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 49 estão internados em hospitais da cidade, sendo 12 em UTI. Os óbitos em investigação diminuíram para 17, pois uma morte suspeita foi descartada. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 82.
De acordo com nota encaminhada pela Prefeitura de Sorocaba, seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.
O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.
A Prefeitura de Sorocaba orienta que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas da doença, como o da falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dia.
Números no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou até esta quarta-feira (08), 15.927 casos confirmados, com 800 mortes registradas por conta da COVID-19. Com isso, a taxa de letalidade do novo vírus chega a 5%.
A maior parte dos registros está em São Paulo, que concentra 428 mortes e lidera a lista nacional com 6.708 casos confirmados da doença.
Nesta terça-feira (07), havia o registro em todo o país de 667 mortes, com 13.717 casos confirmados. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 133 mortes e 2.210 infecções causadas pelo vírus no país.