São João vai disponibilizar ônibus em 4 linhas de Votorantim nesta 2.ª feira
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/04/2020
Um dia depois de paralisar totalmente as atividades alegando estar “à beira de um colapso financeiro”, o Grupo São João informou que vai disponibilizar nesta segunda-feira (20) horários especiais em algumas linhas do transporte coletivo de Votorantim. Linhas de Piedade e Salto de Pirapora também voltarão a rodar.
Segundo a empresa, a medida ocorre a pedido da Prefeitura de Votorantim e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e visa atender quem precisa deslocar para setores essenciais.
Conforme comunicado divulgado neste domingo (19), os horários serão disponibilizados das 5h às 19h40 nas seguintes linhas de Votorantim: 3104 – Serrano via Vossoroca; 3111 – Vila Nova via Vila Irineu; 3116 – Itapeva via Jataí e 6305 -Sorocaba via Lageado.
Já em Piedade – Sorocaba os ônibus sairão em dois horários: às 6h e às 17h30.
A linha Salto de Pirapora – Sorocaba terá 18 viagens, com início às 5h, 5h30, 6h, 6h30, 7h e depois de hora em hora, até às 20h.
Paralisação
A paralisação teve início neste sábado (18) e surpreendeu funcionários e usuários que atuam em serviços essenciais. A empresa alega problemas financeiros, já que o número de usuários teria caído em 90% em virtude pandemia de coronavírus.
A empresa atribui a suspensão da operação é resultado à “intransigência” do Sindicato dos Rodoviários, que rejeitou acordo baseado na Medida Provisória 936/20, que autoriza a redução de jornadas e salários. O sindicato da categoria foi procurado, mas não quis se manifestar.
O Grupo São João é responsável pelo transporte urbano em Votorantim, São Miguel Arcanjo e Salto de Pirapora e de linhas metropolitanas da região.
Prefeituras
A Prefeitura de Votorantim se manifestou por meio de nota dizendo que foi “pega de surpresa” com a paralisação total no transporte coletivo urbano que “estuda, de acordo com o que prevê o contrato de concessão dos serviços, tomar as devidas atitudes, dentro da legalidade”.
As prefeituras de São Miguel Arcanjo e Salto de Pirapora foram contactadas, mas não retornaram.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos