Votorantim libera abertura de igrejas
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/04/2020
O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza (DEM), publicou ontem decreto que prorroga até o dia 10 de maio o estado de calamidade pública no município em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O documento autoriza o funcionamento de igrejas e templos religiosos no município, desde que observadas medidas de higiene e anti-aglomeração.
Até então, os templos religiosos e similares estavam com as atividades “total e expressamente suspensas” na cidade.
O funcionamento será permitido somente com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas; uso obrigatório de máscaras pelos fiéis e colaboradores; seja proibido o compartilhamento interpessoal de objetos ou alimentos; e haja a higienização do templo religioso antes ou após cada culto.
O decreto também institui a limitação de lotação dos templos durante as atividades religiosas em até 70% e restringe em 60 minutos o tempo de duração de cada culto. No caso de fiéis e colaboradores integrantes do grupo de risco à Covid-19, estes devem ser ‘desestimulados de comparecer ao templo‘, priorizando-se o atendimento a domicílio.
As outras medidas de prevenção no município, quanto ao comércio e serviços, permanecem inalteradas até 10 de maio. O decreto deverá ser divulgado na edição do Jornal Município de Votorantim desta semana.