Copom reduz taxa Selic para 3% ao ano para conter crise da COVID-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/05/2020
O Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos da economia pela sétima vez seguida. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic para 3% ao ano, com corte de 0,75 ponto percentual.
A decisão surpreendeu os analistas financeiros. Segundo a pesquisa Focus do BC, a maior parte dos agentes econômicos esperava a redução dos juros básicos para 3,25% ao ano nesta reunião e um corte adicional, para 2,75%, em junho.
Em comunicado, o BC informou que o comitê considera promover um novo corte, de até 0,75 ponto percentual, na próxima reunião, em junho.
A partir daí, os juros básicos não seriam mais alterados, mas a autoridade monetária admitiu que os riscos estão elevados e que espera mais informações para definir os próximos passos.
Segundo a nota, dois diretores do BC sugeriram cortes mais agressivos, mas a incerteza em relação aos impactos da pandemia de COVID-19 sobre a economia fez a maioria dos membros do Copom optar por uma redução dos juros em etapas, até que o quadro econômico se estabilize.
Com a decisão de hoje (06), a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.
Com suspeita de ter contraído COVI-19, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello não participou do encontro.
Em nota, o Banco Central explicou que, na semana passada, todos os membros do Copom foram testados para a doença. O primeiro resultado do exame de Pinho deu positivo, mas um segundo teste deu negativo.
Com dois resultados distintos, o BC recomendou um terceiro exame para a contraprova, mas não houve tempo para o teste.
As informações são da Agência Brasil.
Edição – André Fazano