Campanha contra gripe já vacinou 127 mil pessoas em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/05/2020
Sorocaba já vacinou mais de 127 mil pessoas contra a gripe. Ontem começou a terceira e última etapa da campanha nacional de vacinação, que em Sorocaba aconteceu em 33 locais, a maior parte Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
A terceira etapa da vacinação contra a gripe foi dividida em dois momentos. O primeiro, que se iniciou nesta segunda-feira (11), inclui a imunização de crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. Já o segundo momento, que começará no próximo dia 18, a campanha abrangerá adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada. A campanha vai até o dia 5 de junho.
Segundo a Secretaria da Saúde (SES), além dos novos grupos inseridos na campanha, a vacinação continua para idosos, profissionais da área de saúde, membros das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas de transporte público e portuários.
Os endereços dos locais de vacinação (alguns que aplicam as doses em área externa, para evitar contato entre as pessoas e aglomerações) estão no site da Prefeitura de Sorocaba.
Idosos
De acordo com a SES, idosos e profissionais da saúde superaram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90% de imunizados. Até a semana passada, 74.165 (112,53%) idosos e 20.264 (115,85%) profissionais da saúde foram vacinados em Sorocaba. Os dados da cobertura vacinal são da quarta-feira, dia 6.
O grupo de portadores de comorbidades atingiu 55,07% de imunizados. Já os funcionários do sistema prisional alcançaram 44,91%, enquanto os presos 82,15%. O grupo dos caminhoneiros e motoristas registrou 958 vacinados. Já os membros da força de segurança e salvamento atingiram 1.576. Outros grupos somam 8.292 imunizados.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos