Doria quer antecipar feriado de 9 de julho para o dia 25 de maio
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/05/2020
O governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta segunda-feira (18) que vai enviar um projeto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que os deputados aprovem a antecipação do feriado estadual de 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista de 1932) para a próxima segunda-feira (25).
A ideia é que na próxima semana o estado consiga aumentar o índice de isolamento social.
“A expectativa é que o projeto possa ser analisado em regime de urgência e possa ter aprovação majoritária dos deputados na Assembleia Legislativa”, declarou o Governador. “Ficou muito claro que, ao longo dos finais de semana e feriados nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia”, acrescentou Doria.
A medida proposta pelo Governo do Estado complementa propostas da Prefeitura de São Paulo, que pediu à Câmara Municipal autorização para antecipar dois feriados municipais, que seriam remarcados para quarta (20) e quinta (21). Com a possível antecipação de feriados, a meta é criar uma sucessão de dias em que o isolamento social iguale ou supere o índice mínimo de 55%.
Caso os vereadores aprovem o pedido da Prefeitura de São Paulo e a Assembleia Legislativa vote a favor da proposta do Estado, tanto o Prefeito Bruno Covas como o Governador João Doria decretarão ponto facultativo para o funcionalismo público na sexta (22). O objetivo é encadear seis dias com altas taxas de isolamento social para que a transmissão do vírus seja contida de forma mais eficaz na capital.
Doria disse que também vai pedir aos prefeitos das cidades paulistas e da Grande São Paulo para que também possam enviar propostas semelhantes às Câmaras para que os feriados municipais sejam antecipados para a próxima semana nos dias 26 e 27 de maio, terça e quarta-feira próximas.
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, fará esta recomendação hoje, às 16h, em uma reunião à distância com os prefeitos das maiores cidades do interior e litoral.
Para a Região Metropolitana de São Paulo, a orientação de antecipar os feriados será feita amanhã (19) em um encontro do secretário com os prefeitos, de forma remota.
Edição – Alessandra Santos