Secretário da Educação afirma que aulas na rede municipal de Sorocaba serão repostas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/05/2020

Os vereadores sabatinaram na manhã desta segunda-feira (8), o secretário municipal de Educação, Wanderlei Acca, na Câmara Municipal de Sorocaba.
Acompanhado de sua equipe, o secretário de Educação apresentou o plano de ação da pasta, durante a pandemia, incluindo o programa de vivências pedagógicas, elaborado para atender os alunos da rede, desde a da creche ao ensino fundamental.
O secretário destacou a impossibilidade de elaboração de aulas pela internet, devido à idade dos alunos da educação infantil, que é a maior parte da rede, e que necessitam de interação com os professores.
Segundo Acca, as aulas perdidas terão que ser respostas para que o prejuízo pedagógico seja minimizado. “Muitos perguntam, por que não enviamos as aulas para os alunos. Porque é inviável”, ressaltou.
O secretário explicou ainda que, devido à pandemia, não haverá neste ano a obrigatoriedade de cumprimento dos 200 dias letivos e sim 800 horas/aula. Assim, a secretaria optou pela reposição das aulas, assim que houver a retomada das atividades presenciais, para atingir a carga horária legal.
O desafio de elaborar atividades remotas, para alfabetização de alunos em casa, foi colocado como um desafio. No total, a rede municipal de ensino atende cerca de 60 mil alunos. Sobre o número de funcionários, o secretário destacou que são cerca de 6 mil servidores, quase metade do total da prefeitura. A equipe está trabalhando de forma remota e recebendo orientações e capacitação para possibilitar o retorno das aulas.
O repórter André Fazano ouviu o presidente da Comissão Especial de Prevenção e Combate à Covid-19, vereador Anselmo Neto (Podemos) sobre os principais pontos abordados na sabatina.
Ouça!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo