Bolsonaro faz videoconferência com 27 governadores do País e define socorro financeiro aos estados
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/05/2020
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), acompanhado de alguns ministros, realizou nesta quinta-feira (21) uma videoconferência com governadores para discutir ações relacionadas ao enfrentamento da crise de saúde e econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) participaram da videoconferência. Antes, tiveram uma audiência com Bolsonaro.
Bolsonaro afirmou hoje que o objetivo da reunião por videoconferência com governadores é minorar os efeitos sobre os afetados na ponta pela crise do novo coronavírus, sobre a qual não se sabe a dimensão.
“Temos que trabalhar em conjunto a sanção de um socorro aos senhores governadores, de aproximadamente R$ 60 bilhões, também extensivo a prefeitos”, disse o presidente na abertura do encontro.
De acordo com o presidente, congelar reajustes na remuneração de todos os servidores públicos até o fim do não que vem é o “remédio menos amargo” para o funcionalismo, “mas de extrema importância para todos os 210 milhões de brasileiros”.
Último dos governadores a discursar na videoconferência, após alguns problemas técnicos em sua transmissão, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez um rápido pronunciamento elogiando a iniciativa da reunião e reforçando que “todos os governantes precisam se unir contra a pandemia em favor da população brasileira”.
Ao encerrar a reunião, o presidente Jair Bolsonaro informou que o governo federal irá sancionar ainda nesta quinta-feira, com vetos, o projeto de lei de socorro aos estados e municípios.