Vereador afirma que Sorocaba já poderia ter flexibilizado a abertura do comércio
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/05/2020
Nesta sexta-feira (22), o Jornal da Cruzeiro entrevistou o vereador Rodrigo Manga (PRB), que falou sobre a atuação dele na cidade em busca de informações a respeito da real situação em Sorocaba sobre o coronavírus.
Ele falou ainda sobre as barreiras sanitárias que estão sendo instaladas em diversos municípios da nossa região e sobre a antecipação dos feriados, além da questão política no município. Manga acredita que devido à situação da cidade de Sorocaba com relação aos casos de coronavírus, o comércio já poderia estar aberto, diminuindo assim os prejuízos econômicos.
Durante a entrevista, o vereador disse que a informação sobre casos de coronavírus na cidade gera dúvidas. Falou ainda que uma moradora denunciou que seu filho faleceu de parada cardíaca mas que os médicos foram orientados a colocar a causa da morte como óbito por Covid-19.
Ao final da entrevista, a Prefeitura de Sorocaba enviou nota oficial sobre o assunto onde diz:
“Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico. A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.
Sorocaba obedece todas as orientações e normativas do Ministério da Saúde. Só é computado como confirmado da doença pessoas que foram testadas e tiveram o resultado positivo, seja coleta swab, sorologia e teste rápido. Em relação à acusação sobre que os médicos das UPHs estão colocando no atestado de óbito Covid-19 mesmo não sendo, essa informação não procede. O preenchimento das declarações de óbitos seguem todas as normativas técnicas”.
Jornal da Cruzeiro, de segunda a sexta-feira das 6h30 às 10h.
Ouça!!!